Blockchain Aplicado a Cadeia de Suprimentos



Grupo de Projeto 2 - 17/03/2019



Objetivo : Essa postagem tem como objetivo abordar como o Blockchain aplicado a cadeira de suprimentos pode contribuir para otimizar processos, melhorar a produtividade, reduzir custos da empresa e agregar valor aos clientes. 


Conteúdo: A supply chain e o ciclo logístico, que compreendem diversas etapas (que vai desde o fornecedor até o consumidor final) trata-se de um sistema que envolve pessoas e organizações, informações e recursos sobre as atividades que estão envolvidas no processo de produção, venda e distribuição de produtos e serviços.
Como a ineficiência da cadeia de suprimentos impacta a reputação e imagens organizacionais bem como a satisfação dos clientes, é preciso buscar alternativas para garantir o melhor desempenho possível, afinal de contas, problemas comuns encontrados nesse ciclo geram custos altos, pouca agilidade dos processos e baixa qualidade do produto.
Aqui então, se faz estratégico o uso do Blockchain. Ele nada mais é do que uma estrutura de dados composta também por registros que são distribuídos e compartilhados. Trata se de um protocolo de confiança onde seu objetivo é descentralizar as informações a fim de aumentar sua proteção. Apesar de não estar relacionado especificamente com transporte e distribuição de mercadorias, essa tecnologia atua de maneira a facilitar os registros contábeis de toda supply chain.
O resultado é uma plataforma capaz de monitorar todas as etapas e processos, o que permite aumentar o valor do fluxo de produtos na cadeia. Também é preciso destacar que o uso dessa ferramenta na cadeia de suprimentos ainda é incipiente. No entanto, especialistas evidenciam o fato de que suas características são apropriadas para fazer o monitoramento e o registro de um alto volume de dados, exatamente o que ocorre no caso da logística.
Com isso, a tecnologia traz mais eficiência para as empresas no que tange o empréstimo de curto prazo ou mesmo para o controle da circulação de peças em toda a cadeia de fornecimento da aviação, por exemplo, além de um controle ampliado e redução de risco e custos, já que a empresa seria beneficiada pelo monitoramento aprofundado. Também vale a pena pensar em empresas de pequeno e médio portes, que podem verificar em que etapa se encontra determinado insumo. Ao mesmo tempo, há benefícios para os consumidores, que cada vez mais exigem mais transparência por parte das empresas, já que a ferramenta ao ser aplicada pela cadeia de suprimentos, permite rastrear o produto desde o seu insumo até a entrega ao consumidor final.


Logo abaixo disponibilizamos um vídeo que melhor explica como o Blockchain pode auxiliar dentro da cadeia de suprimentos:



Referências: https://ibid.com.br/blog/blockchain-na-cadeia-de-suprimentos/
https://www.youtube.com/watch?v=EmYaswjNy3Q&feature=youtu.be

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de Gestão Empresarial (ERP)

Sistema de Gestão de Armazenagem - WMS

Tecnologia IOT aplicada à Logística