Sistema de Gestão de Armazenagem - WMS



Grupo de Projeto 2 - 07/04/2019



 Objetivo : Essa postagem tem como objetivo abordar como o Sistema de Gestão de Armazenagem - WMS  pode contribuir para otimizar processos, melhorar a produtividade, reduzir custos da empresa e agregar valor aos clientes. 


▪ Conteúdo: WMS é a sigla em inglês para Warehouse Management System, ou “Sistema de Gerenciamento de Armazém”, em português. O WMS visa controlar estoques, assim, otimizando tempo e buscando manter um armazém automatizado, ele é uma parte do sistema integrado da empresa sendo muito importante para a cadeia de suprimentos.

O WMS utiliza de diversas tecnologias como código de barras, RFID, entre outros. Através dessas tecnologias ele ajuda de forma eficiente no controle do estoque e fazendo uma análise através de uma base de dados ele permite que você possa ter relatórios por lotes e até mesmo por produtos.

Muitos sistemas WMS têm interface com sistemas do tipo Enterprise Resource Planning (ERP) que possibilitam a organização e armazenamento de todos os setores de uma empresa. Já MRP vem de Manufacturing Resource Planning, que é um conceito de gerenciamento total de empresa e sistemas. Outro sistema que pode estar diretamente ligado ao WMS é o Sistema SAP para Transporte e Logística que possibilita uma melhor organização de entrega e recebimento.

Por que ter um Sistema WMS?

O sistema pode ser a solução para empresas que sofrem com pressões para reduzir custos de armazenagem e manter os clientes satisfeitos, mesmo com prazos de entrega agressivos. Para essas empresas, o WMS pode ser a oportunidade de atingir os objetivos pois esse sistema traz precisão e inteligência no gerenciamento do armazém.

Um sistema WMS deve possuir diversas funções para apoiar a estratégia de logística operacional direta de uma empresa, visando a auxiliar todo o processo logístico.

Veja algumas funções do sistema abaixo:

Função WMS
DESCRIÇÃO

Programação e entrada de pedidos
Realiza automaticamente a programação e entrada dos pedidos de modo rápido e acurado no armazém.


Movimentação
Torna-se mais fácil e rápida porque a localização exata pode ser acessada facilmente. Assim, o tempo entre o fechamento de um pedido e a separação para transporte fica muito menor.


Expedição
Após o envio do produto para o cliente, o WMS tem a informação de que a carga está em transporte. A partir disso então, é possível monitorar a movimentação e a efetividade da entrega.

Inventários
Permite realizar os inventários físicos de forma rápida e precisa, executando-os por tipo de produtos ou localizações físicas.


A implantação de um sistema WMS pode aprimorar os negócios de uma empresa como a redução de custo e a melhoria do serviço ao cliente. A redução de custo está associada à melhoria da eficiência de todos os recursos operacionais, tais como equipamentos e mão de obra. A melhoria do serviço ao cliente pode ser atribuída ao fato de erros e falhas de separação e entrega serem minimizados, além de uma melhor agilidade em relação a todo o processo para melhor atendê-lo.

O Sistema WMS também otimiza os processos logísticos e melhora a produtividade da empresa pois ele diminui os custos com menor taxas de retrabalhos, otimiza a localização e expedição de mercadorias, organiza o controle de entradas e saídas, elimina a oscilação e/ou espaços desperdiçados, o que ajuda na contagem da mercadoria, reabastecimento e expedição, separação de mercadorias, além de evitar procurar por produtos que não estejam no estoque, além de conseguir diminuir o tempo de entrega.

Combinando melhorias do fluxo de materiais com melhorias no fluxo de informações podem ser observados vários benefícios que o sistema WMS proporciona:

  • Maximização e otimização do espaço de armazenagem;
  •  Aumento da rotação de inventário e de ativos;
  • Diminuem os erros através da identificação, rastreamento e resolução de problemas entre fabricantes e fornecedores;
  • Controle do PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) ou UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair);
  • Melhoria no cumprimento das entregas de pedidos;
  • Melhoria no gerenciamento da mão de obra;
  • Melhorias no ambiente de trabalho
  • Diferencial competitivo no mercado;
  • Redução de avarias;
  • Redução dos tempos de recebimento, armazenagem, separação e carregamento de pedidos;
  • Redução de custos logísticos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de Gestão Empresarial (ERP)

Tecnologia IOT aplicada à Logística